Blog

Balão gástrico – O que é ?

O balão intragástrico, também conhecido como “balão gástrico”, é um dispositivo de silicone que possui um sistema de cateter e válvula, que permite seu preenchimento para gerar volumes que podem variar de 400 a 700 ml. Este produto destina-se a auxiliar na perda de peso dos seguintes cenários:

  1. Pacientes com sobrepeso e obesidade (IMCs entre 27 e 35 Kg/m²);
  2. Pacientes com indicação de cirurgia bariátrica (IMC maior que 35 Kg/m² com doenças associadas à obesidade ou IMC maior que 40 Kg/m²), mas que tenham contraindicação ou não queiram ser submetidos a cirurgia bariátrica;
  3. Pacientes superobesos (IMC acima de 50 Kg/m²) e que serão submetidos a cirurgia bariátrica. Nesse contexto, a terapia pré-operatória com o balão intragástrico visa proporcionar perda de peso antes da cirurgia, para que o procedimento cirúrgico seja realizado de maneira mais segura.

O balão intragástrico é posicionado dentro do estômago sob visão direta e em tempo real, com auxílio de endoscopia digestiva alta. Após seu adequado posicionamento, o balão intragástrico é preenchido com uma solução contendo soro fisiológico e azul de metileno, até o volume pré determinado, conforme as características individuais de cada paciente.

O procedimento de colocação do balão intragástrico, assim como o de retirada, são realizados sob sedação endovenosa, sob estritos protocolos e cuidados de monitorização.

O volume ocupado pelo balão intragástrico dentro do estômago auxilia na perda de peso por proporcionar saciedade. A pessoa tende a sentir-se saciada mais rápido ao alimentar-se.
Outro mecanismo que auxilia a perda de peso é a lentificação do esvaziamento gástrico, ou seja, a maior duração desta sensação de saciedade.

Para que a terapia com o balão intragástrico seja otimizada, é de fundamental importância que medidas de melhoria de qualidade de vida, como adotar práticas adequadas de exercícios físicos e cuidados dietéticos, também sejam realizados.

O acompanhamento com profissionais de nutrição, educadores físicos e psicólogos podem potencializar o tratamento, assim como a manutenção da perda do peso após a retirada do balão intragástrico.

Conteúdo escrito por:

Dr. Gustavo Antonio Pereira da Silva

CRM-PR: 27.125
Cirurgião Geral (RQE : 2.942)

Agende sua Consulta

Nossa clínica está preparada para atender você.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share this post


plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.