Blog

Balão gástrico – O que é ?

O balão intragástrico, também conhecido como “balão gástrico”, é um dispositivo de silicone que possui um sistema de cateter e válvula, que permite seu preenchimento para gerar volumes que podem variar de 400 a 700 ml. Este produto destina-se a auxiliar na perda de peso dos seguintes cenários:

  1. Pacientes com sobrepeso e obesidade (IMCs entre 27 e 35 Kg/m²);
  2. Pacientes com indicação de cirurgia bariátrica (IMC maior que 35 Kg/m² com doenças associadas à obesidade ou IMC maior que 40 Kg/m²), mas que tenham contraindicação ou não queiram ser submetidos a cirurgia bariátrica;
  3. Pacientes superobesos (IMC acima de 50 Kg/m²) e que serão submetidos a cirurgia bariátrica. Nesse contexto, a terapia pré-operatória com o balão intragástrico visa proporcionar perda de peso antes da cirurgia, para que o procedimento cirúrgico seja realizado de maneira mais segura.

O balão intragástrico é posicionado dentro do estômago sob visão direta e em tempo real, com auxílio de endoscopia digestiva alta. Após seu adequado posicionamento, o balão intragástrico é preenchido com uma solução contendo soro fisiológico e azul de metileno, até o volume pré determinado, conforme as características individuais de cada paciente.

O procedimento de colocação do balão intragástrico, assim como o de retirada, são realizados sob sedação endovenosa, sob estritos protocolos e cuidados de monitorização.

O volume ocupado pelo balão intragástrico dentro do estômago auxilia na perda de peso por proporcionar saciedade. A pessoa tende a sentir-se saciada mais rápido ao alimentar-se.
Outro mecanismo que auxilia a perda de peso é a lentificação do esvaziamento gástrico, ou seja, a maior duração desta sensação de saciedade.

Para que a terapia com o balão intragástrico seja otimizada, é de fundamental importância que medidas de melhoria de qualidade de vida, como adotar práticas adequadas de exercícios físicos e cuidados dietéticos, também sejam realizados.

O acompanhamento com profissionais de nutrição, educadores físicos e psicólogos podem potencializar o tratamento, assim como a manutenção da perda do peso após a retirada do balão intragástrico.

Conteúdo escrito por:

Dr. Gustavo Antonio Pereira da Silva

CRM-PR: 27.125
Cirurgião Geral (RQE : 2.942)

Agende sua Consulta

Nossa clínica está preparada para atender você.

Share this post


Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!