Blog

Como funciona a perda de peso com o balão gástrico?

O balão intragástrico, também conhecido como “Balão Gástrico”, é uma ótima alternativa para auxiliar na perda de peso.

A avaliação do paciente previamente à colocação do balão intragástrico é fundamental para que as particularidades do paciente sejam identificadas pela equipe e o procedimento seja planejado e realizado com as devidas precauções de segurança que todo procedimento médico exige.

Isso passa pelo histórico de tratamentos realizados, utilização de medicação, doenças em tratamento, cirurgias anteriores, colocação de balão previamente, etc.

O balão intragástrico é posicionado no interior do estômago sob visão direta com auxílio de endoscopia digestiva. Após seu adequado posicionamento o balão intragástrico é preenchido com solução de soro fisiológico e azul de metileno, em volumes que variam de acordo com as características individuais de cada paciente, habitualmente entre 400 a 700 mL.

A presença do balão intragástrico no interior do estômago proporciona sensação de saciedade precoce, o que faz com que a pessoa tenda a ingerir menor quantidade de alimentos (calorias) e sentir-se saciada.

É como realizar um “regime sem fome”. Mesmo com a diminuição da ingestão de alimentos, a pessoa se sente saciada e, portanto, não passa fome.

Temos que levar em conta a necessidade do comprometimento do paciente ao tratamento. Uma dieta bem regrada associada a exercícios físicos aeróbicos e de musculação é muito importante para atingir a meta de perda de peso, e mais importante, perder peso com saúde.

Conteúdo escrito por:

Dr. Gustavo Antonio Pereira da Silva

CRM-PR: 27.125
Cirurgião Geral (RQE : 2.942)

Agende sua Consulta

Nossa clínica está preparada para atender você.

Compartilhe


WhatsApp Chat