Doenças

Learn more about our departments

Colelitíase

Colelitíase, ou pedra na vesícula, é a presença de cálculos na vesícula biliar. Esses cristais ou cálculos podem ocorrer em diversas porções do trato biliar, como no ducto colédoco (causando coledocolitíase) e na vesícula biliar. Os cristais podem obstruir o trato biliar, causando icterícia, e o ducto pancreático, levando à pancreatite. A colelitíase se trata especificamente da formação desses cristais na vesícula biliar.


Hérnias da parede abdominal

As hérnias da parede abdominal ocorrem quando parte de um órgão intra-abdominal se desloca através de um defeito na parede abdominal. O órgão de maior incidência é o intestino. Na maioria dos casos, a doença tem evolução progressiva e benigna, podendo ser tratada com cirurgia eletiva (agendada). A complicação mais grave das hérnias é chamada estrangulamento. Este ocorre quando o conteúdo herniado fica preso, podendo sofrer torção, com consequente comprometimento de seu suprimento sanguíneo e obstrução. Neste caso, os sintomas mais frequentes são: dor abdominal, cólicas abdominais e a dificuldade para eliminar gases e fezes.


H. pylori

Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago humano. Muitas úlceras pépticas e alguns tipos de gastrites do estômago são causados pela infecção do H. pylori, apesar da maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de sintomatologia e/ou complicação relacionados com a bactéria. Estas bactérias vivem quase exclusivamente no estômago humano e duodeno, sendo o único organismo conhecido capaz de colonizar esse ambiente muito ácido, em parte pela sua capacidade de secretar urease, que transforma a ureia presente no ácido gástrico em amônia, elevando o pH ao redor da bactéria e possibilitando sua colonização. As bactérias têm formato de hélice (daí o nome helicobacter) e a forma espiralada permite-lhes “atravessar” com mais facilidade a camada de muco que protege o epitélio gástrico.


Doença do Refluxo Gastresofágico

A doença do refluxo gastresofágico (DRGE), mais popularmente chamada de “refluxo”, é uma das doenças mais frequentes na prática médica, sendo a afecção orgânica mais comum do tubo digestivo. Consiste no retorno de conteúdo do estômago para o esôfago, podendo causar uma variedade de sintomas, sendo os mais comuns a azia e a regurgitação.

Agende sua Consulta

Nossa clínica está preparada para atender você.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.