CONHEÇA
Sobre o exame
A colonoscopia pediátrica, também conhecida como colonoscopia infantil, é um exame seguro realizado em crianças e adolescentes para avaliar, investigar e tratar doenças no intestino grosso e no reto. Conheça mais sobre este exame a seguir!
Quando a Colonoscopia Pediátrica é indicada?
A colonoscopia apresenta indicações menos frequentes nas crianças quando comparamos com a realização do exame no público adulto, onde todos, mesmo que assintomáticos, devem realizar exame de rastreio inicial com 45 anos de idade. Nas crianças o exame é solicitado principalmente em casos de sangramento nas fezes, diarréia e dor abdominal persistente mesmo com tratamento adequado. As alterações mais frequentemente procuradas são os pólipos juvenis e o rastreio de doença inflamatória intestinal Além disso, entre as indicações para a colonoscopia pediátrica está o rastreio de síndromes polipóides, como a famosa polipose adenomatosa familiar.
Outras indicações para a colonoscopia pediátrica são:
- Remoção de corpos estranhos;
- Avaliação de achados radiológicos;
- Dilatações de lesões estenosantes;
- Anemia por deficiência de ferro, de etiologia desconhecida.
Como a Colonoscopia Pediátrica funciona?
A colonoscopia pediátrica consiste na introdução via retal de um aparelho tubular fino e flexível, contendo uma lente e fonte de luz em sua extremidade, permitindo avaliar o revestimento interno (mucosa) da parte final do intestino delgado (íleo), o intestino grosso e o reto. O exame é realizado sob sedação endovenosa, sendo que o paciente permanece em estado “como se estivesse dormindo” durante o exame.
Se comparado aos adultos, pode-se dizer que a colonoscopia pediátrica é mais complexa, desde o preparo intestinal, que requer a colaboração da criança ou adolescente, até a sedação, pois o paciente pode estar agitado ou, muitas vezes, assustado com a situação. No entanto, trata-se de um exame muito seguro sempre que realizado por uma equipe especializada e médico endoscopista experiente no público pediátrico.
Quanto tempo dura o exame?
Quando visa apenas à investigação, o procedimento dura cerca de 20 minutos. Entretanto, como o CEDEPI é especializado no cuidado do aparelho digestivo e atende pacientes com diversas condições clínicas, eventualmente, o tempo pode se estender, caso seja preciso realizar procedimentos específicos como biópsias e polipectomias.
Que cuidados precisam ser tomados após o exame?
Após a colonoscopia pediátrica, o paciente permanece por cerca de 30 minutos na sala de recuperação sob rigorosa monitorização e supervisão, até que desperte completamente e a equipe médica avalie que está em condições de ser liberado aos cuidados de seus acompanhantes. Devido à sedação, a criança ou adolescente não deve realizar qualquer atividade que exija concentração ou envolva riscos, como utilizar objetos cortantes.
Devido a necessidade de insuflação do cólon com ar para sua melhor avaliação, é possível que o paciente apresente cólicas após a realização do exame. Este sintoma tende a ser de curta duração e a ir diminuindo conforme o paciente elimina os gases. Em casos de biópsias, remoção de pólipos ou lesões maiores, pode haver sangramento em pequena quantidade após o exame, que tende a cessar no decorrer do dia. Cabe ressaltar que diante de dor abdominal intensa ou persistente e de sangramento em grande quantidade ou persistente, a equipe do CEDEPI deve ser comunicada para fornecer orientações. Caso estes achados ocorram fora do horário de funcionamento da clínica, é fundamental procurar atendimento médico de urgência na rede da sua operadora de saúde, em caráter particular caso seja de sua preferência ou até mesmo na rede pública (SUS).
Conheça a sua clínica
O CEDEPI é um centro de referência na área da endoscopia digestiva. Atua desde 2014 com alto nível de excelência para cuidar da saúde dos pacientes de maneira segura e assertiva, já tendo realizado mais de 50.000 procedimentos, atendendo com grande experiência o público adulto e pediátrico.
Aqui, todo o cuidado e atenção são oferecidos no atendimento, desde o contato inicial, passando pela realização do exame com grande expertise, até o momento da liberação do paciente, especialmente às crianças.
Nosso objetivo é prestar atendimento de excelência técnica e de maneira acolhedora, visando proporcionar bem-estar e segurança aos pacientes e seus familiares, em todos os momentos, até nos mais difíceis.