Colonoscopia
A colonoscopia é o exame do intestino grosso, realizado através da introdução de um aparelho com câmera, seguindo o trajeto do cólon. Sempre que possível avalia-se também a porção distal do íleo (final do intestino delgado).
Para adequada realização do exame, é necessário que o paciente realize um preparo intestinal, seguindo rigorosamente as orientações fornecidas pela equipe do CEDEPI e pelo médico assistente, para que o intestino fique o mais limpo possível, proporcionando melhores condições para sua avaliação.
O exame dura de 15 a 60 minutos e é realizado sob sedação endovenosa, para proporcionar maior conforto ao paciente.
Dentre os principais objetivos do exame está a detecção precoce com potencial remoção de lesões pré-cancerígenas (ex: pólipos, lesões de crescimento lateral), com objetivo de diminuir o risco para o desenvolvimento do câncer de cólon. Visa também a detecção de câncer de cólon em fases iniciais, oferecendo maiores chances de cura, assim como o diagnóstico de câncer de cólon em estágios mais avançados, orientando o tratamento. Diante do achado de lesões suspeitas ou alterações, é possível realizar a coleta de material (biópsias) para análise em microscópio (histopatológico / análise anatomopatológica), contribuindo para o diagnóstico mais específico de condições como doenças inflamatórias intestinais entre outras patologias.
A colonoscopia é principalmente indicada para:
- Todas as pessoas acima de 45 anos (prevenção de câncer de cólon e reto);
- Parentes de primeiro grau de pessoas com diagnóstico de câncer de cólon ou reto (o exame deve ser realizado em idade 10 anos inferior à idade em que o parente descobriu a doença);
- Diarréia persistente e / ou com sinais de alarme (sangue ou muco);
- Dor abdominal com sinais de alarme;
- Sangramento nas fezes;
- Alterações no hábito intestinal e no calibre das fezes;
- Suspeita ou controle de doenças inflamatórias intestinais (colites).
Doenças prévias e em tratamento, medicações de uso contínuo, alergias, cirurgias prévias e demais condições importantes de saúde, devem ser comunicadas ao médico solicitante e a equipe do CEDEPI no momento do agendamento e da realização do exame, para que as devidas medidas de segurança sejam adotadas e seja possível se obter as melhores informações com o exame.
A maioria dos medicamentos de uso habitual pode ser utilizada como de costume, porém alguns podem interferir no preparo ou no próprio exame e podem precisar ser suspensos temporariamente, conforme orientação médica.
Ao término do exame o paciente é conduzido para a sala de recuperação, onde ficará repousando sob monitorização e rigorosa observação, por cerca de 15 a 30 minutos. Após este período, um familiar ou amigo (maior de 18 anos) deverá acompanhá-lo até a sua residência, onde deverá permanecer sob supervisão até que esteja completamente acordado. Nas primeiras horas após o exame deve se dar preferência a uma alimentação mais leve e ingerir bebidas saudáveis como água, chás claros, isotônicos, sucos e água de côco, para uma boa hidratação.
Importante: no dia do exame não é permitido dirigir, operar maquinário, andar de moto e não é prudente tomar qualquer decisão ou atitude importante (por exemplo, assinar cheques e documentos).
A colonoscopia é geralmente bem tolerada e raramente causa dor. Entretanto, é possível que ocorra sensação inchaço ou cólicas, que normalmente desaparecem logo em seguida. Dor abdominal persistente de forte intensidade ou sangramento intenso, são motivos de atenção e devem ser comunicados à equipe do CEDEPI. Caso esses sintomas ocorram fora do horário de atendimento do CEDEPI, o paciente deve ser levado ao serviço de urgência para atendimento e avaliação médica.