Exames

Colonoscopia

A colonoscopia é o exame do intestino grosso, realizado através da introdução de um aparelho com câmera, seguindo o trajeto do cólon. Sempre que possível avalia-se também a porção distal do íleo (final do intestino delgado).

Para adequada realização do exame, é necessário que o paciente realize um preparo intestinal, seguindo rigorosamente as orientações fornecidas pela equipe do CEDEPI e pelo médico assistente, para que o intestino fique o mais limpo possível, proporcionando melhores condições para sua avaliação. 

O exame dura de 15 a 60 minutos e é realizado sob sedação endovenosa, para proporcionar maior conforto ao paciente. 

Dentre os principais objetivos do exame está a detecção precoce com potencial remoção de lesões pré-cancerígenas (ex: pólipos, lesões de crescimento lateral), com objetivo de diminuir o risco para o desenvolvimento do câncer de cólon. Visa também a detecção de câncer de cólon em fases iniciais, oferecendo maiores chances de cura, assim como o diagnóstico de câncer de cólon em estágios mais avançados, orientando o tratamento. Diante do achado de lesões suspeitas ou alterações, é possível realizar a coleta de material (biópsias) para análise em microscópio (histopatológico / análise anatomopatológica), contribuindo para o diagnóstico mais específico de condições como doenças inflamatórias intestinais entre outras patologias.

A colonoscopia é principalmente indicada para:

  1. Todas as pessoas acima de 45 anos (prevenção de câncer de cólon e reto);
  2. Parentes de primeiro grau de pessoas com diagnóstico de câncer de cólon ou reto (o exame deve ser realizado em idade 10 anos inferior à idade em que o parente descobriu a doença);
  3. Diarréia persistente e / ou com sinais de alarme (sangue ou muco);
  4. Dor abdominal com sinais de alarme;
  5. Sangramento nas fezes;
  6. Alterações no hábito intestinal e no calibre das fezes;
  7. Suspeita ou controle de doenças inflamatórias intestinais (colites).

Doenças prévias e em tratamento, medicações de uso contínuo, alergias, cirurgias prévias e demais condições importantes de saúde, devem ser comunicadas ao médico solicitante e a equipe do CEDEPI no momento do agendamento e da realização do exame, para que as devidas medidas de segurança sejam adotadas e seja possível se obter as melhores informações com o exame. 

A maioria dos medicamentos de uso habitual pode ser utilizada como de costume, porém alguns podem interferir no preparo ou no próprio exame e podem precisar ser suspensos temporariamente, conforme orientação médica.

Ao término do exame o paciente é conduzido para a sala de recuperação, onde ficará repousando sob monitorização e rigorosa observação, por cerca de 15 a 30 minutos. Após este período, um familiar ou amigo (maior de 18 anos) deverá acompanhá-lo até a sua residência, onde deverá permanecer sob supervisão até que esteja completamente acordado. Nas primeiras horas após o exame deve se dar preferência a uma alimentação mais leve e ingerir bebidas saudáveis como água, chás claros, isotônicos, sucos e água de côco, para uma boa hidratação. 

Importante: no dia do exame não é permitido dirigir, operar maquinário, andar de moto e não é prudente tomar qualquer decisão ou atitude importante (por exemplo, assinar cheques e documentos).

A colonoscopia é geralmente bem tolerada e raramente causa dor. Entretanto, é possível que ocorra sensação inchaço ou cólicas, que normalmente desaparecem logo em seguida. Dor abdominal persistente de forte intensidade ou sangramento intenso, são motivos de atenção e devem ser comunicados à equipe do CEDEPI. Caso esses sintomas ocorram fora do horário de atendimento do CEDEPI, o paciente deve ser levado ao serviço de urgência para atendimento e avaliação médica.

Agende sua Consulta

Nossa clínica está preparada para atender você.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.