CONHEÇA
Sobre o procedimento
A mucosectomia é um procedimento médico realizado para remover lesões presentes nas camadas superficiais do revestimento interno (mucosa) do tubo digestivo. Em casos selecionados esta técnica permite a remoção total de lesões de maneira segura, evitando-se em certos casos uma eventual intervenção cirúrgica. Confira a seguir mais detalhes sobre este procedimento endoscópico!
Quando a Mucosectomia é indicada?
A mucosectomia está indicada para diagnosticar e tratar lesões benignas e cancerosas que se desenvolvem no trato digestivo.
As indicações da mucosectomia variam conforme a localização da lesão no trato digestivo e suas características.
Para lesões no estômago o procedimento está indicado nos casos de lesões sugestivas de câncer gástrico precoce medindo até 20 mm de tamanho e sem ulceração.
Para pólipos ou lesões elevadas no cólon, o procedimento é indicado geralmente para lesões maiores de 10 mm, quando a chance de câncer se torna maior e se pretende a remoção da lesão “em bloco”. Para lesões maiores, a ressecção normalmente precisa ser em fragmentos.
Como a Mucosectomia funciona?
O procedimento é realizado através de endoscopia digestiva alta ou colonoscopia, conforme a localização da lesão. Assim como nos exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia diagnósticas, o paciente fica sedado durante o procedimento para que tenha conforto. Tanto o aparelho de endoscopia digestiva alta (habitualmente chamado de endoscópio) quanto o colonoscópio, possuem um ou mais canais por onde é possível passar instrumentos durante o procedimento.
Após devidamente localizada e avaliada a lesão, é realizada uma injeção com solução contendo soro fisiológico e outros fármacos (ex: adrenalina) imediatamente abaixo da lesão. Esta injeção tem o objetivo de elevar a lesão, separando-a das camadas mais profundas do órgão, minimizando o risco de perfuração e facilitando a remoção com a utilização de alça cortante apropriada. O material removido é então armazenado em frasco apropriado com formol e enviado para análise em microscópio para determinação tanto do tipo da lesão quanto para avaliar se a lesão pode ser removida completamente. Esta análise normalmente leva em torno de duas semanas.
Quanto tempo dura o procedimento?
A mucosectomia pode durar de 20 a 90 minutos. Esta diferença considerável de tempo é devido a grande variação na dificuldade de realização do procedimento de acordo com fatores como a localização da lesão e as características da mesma.
Que cuidados precisam ser tomados após o procedimento?
Após a mucosectomia, o paciente permanece por cerca de 30 minutos na sala de recuperação sob rigorosa monitorização e supervisão, até que desperte completamente e a equipe médica avalie que está em condições de ser liberado. Devido à sedação, o paciente não deve realizar qualquer atividade que exija concentração ou envolva riscos, como utilizar objetos cortantes, dirigir, operar máquinas e assinar documentos ou tomar decisões importantes no dia do exame. Devido a necessidade de insuflação do cólon com ar para a adequada visualização da mucosa e da instrumentação maior que no simples exame diagnóstico, é possível que o paciente apresente cólicas, desconforto abdominal e sangramento em pequena quantidade após a realização do procedimento.
Estes sintomas tendem a diminuir nas horas subsequentes conforme o paciente elimina os gases. Cabe ressaltar que o procedimento de mucosectomia apresenta maiores riscos de complicações quando comparado aos exames diagnósticos habituais com biópsias ou polipectomias simples. Diante de dor abdominal intensa ou persistente, de sangramento em grande quantidade ou persistente e de outros sintomas como distensão abdominal ou febre, a equipe do CEDEPI deve ser comunicada para fornecer orientações. Caso estes eventos ocorram fora do horário de funcionamento da clínica, é fundamental procurar atendimento médico de urgência na rede da sua operadora de saúde, em caráter particular caso seja de sua preferência ou até mesmo na rede pública (SUS).
Conheça a sua clínica
O CEDEPI é um centro de referência na área de atuação da endoscopia digestiva, realizando endoscopia digestiva alta e colonoscopia tanto diagnósticos quanto terapêuticos. Atuamos neste segmento desde 2014 com alto nível de excelência para cuidar da saúde dos pacientes de maneira segura e assertiva, já tendo realizado mais de 50.000 atendimentos desde sua fundação.
Nosso objetivo é prestar atendimento de excelência técnica e de maneira acolhedora, visando proporcionar bem-estar e segurança aos pacientes e seus familiares, em todos os momentos, até nos mais difíceis! Conte com o CEDEPI.