CONHEÇA
Sobre o procedimento
A ligadura elástica por endoscopia digestiva alta é considerada a melhor alternativa para tratar varizes de esôfago que surgem geralmente em pacientes com problemas avançados de fígado (ex: cirrose). O procedimento pode ser realizado tanto de maneira eletiva (agendada), visando prevenir a ruptura de tais vasos e minimizar os riscos de quadros de hemorragia digestiva, quanto de maneira terapêutica de urgência para cessar um sangramento já presente por uma ruptura. Confira a seguir mais detalhes a respeito!
Quando a Ligadura Elástica de Varizes Esofágicas é indicada?
O procedimento pode ser realizado com a finalidade de prevenir uma primeira ruptura ou cessar um sangramento vigente. Em pessoas que já sofreram um episódio de hemorragia varicosa, está indicada a terapia com ligadura para reduzir o risco de novos sangramentos.
Como a Ligadura Elástica de Varizes Esofágicas funciona?
A ligadura elástica por endoscopia digestiva alta é realizada sob sedação e inicia-se de maneira similar à endoscopia habitual a fim de identificar os cordões varicosos e planejar a estratégia da sessão de tratamento. Em seguida, o dispositivo de ligadura elástica é conectado à ponta do aparelho endoscópico, ficando a manopla de disparo dos elásticos sob controle do endoscopista.
Ao visualizar as varizes da região a ser tratada, aspira-se o ponto que será ligado para dentro do dispositivo e então dispara-se o elástico de ligadura responsável por estrangular a porção da variz aspirada. Essa técnica permite diminuir o tamanho da variz até que esta seque, resultado esperado após duas semanas.
Quanto tempo dura o procedimento?
A sessão dura, em média, 30 minutos e pode ser repetida sempre que necessário, a cada 15 ou 30 dias, até o desaparecimento total das varizes. O número de sessões necessárias varia conforme o quadro clínico do paciente, quantidade de varizes e evolução da doença com o surgimento de novas varizes.
Que cuidados precisam ser tomados após o procedimento?
Após a ligadura elástica por endoscopia digestiva alta, o paciente fica em repouso até a equipe médica avaliar que está em condições para ser liberado. Devido à sedação, não deve realizar qualquer atividade que exija concentração ou envolva riscos, como utilizar objetos cortantes ou dirigir.
O procedimento pode causar certo desconforto para engolir durante os próximos três dias, neste período, recomenda-se a ingestão de uma dieta líquida restrita. Alimentos e líquidos quentes que possam fazer soltar os anéis de borracha antes do tempo e predispor o sangramento também precisam ser evitados. Além disso, o paciente não deve realizar atividade física ou carregar peso por, no mínimo, três dias.
Conheça a sua clínica
O CEDEPI é um centro de referência na área de atuação da endoscopia digestiva, realizando endoscopia digestiva alta e colonoscopia tanto diagnósticos quanto terapêuticos. Atuamos neste segmento desde 2014 com alto nível de excelência para cuidar da saúde dos pacientes de maneira segura e assertiva, já tendo realizado mais de 50.000 atendimentos desde sua fundação.
Nosso objetivo é prestar atendimento de excelência técnica e de maneira acolhedora, visando proporcionar bem-estar e segurança aos pacientes e seus familiares, em todos os momentos, até nos mais difíceis! Conte com o CEDEPI.