O balão intragástrico, também conhecido como “Balão Gástrico”, é uma ótima alternativa para auxiliar na perda de peso.
A avaliação prévia do paciente, antes da colocação do balão intragástrico, é fundamental para que as particularidades do paciente sejam identificadas pela equipe. Assim a técnica pode ser realizada com as devidas precauções de segurança que todo procedimento médico exige.
Algum dos pontos verificados na avaliação são: histórico de tratamentos realizados, utilização de medicações, doenças em tratamento, cirurgias anteriores, colocação de balões intragásticos em outras ocasiões, etc.
O balão intragástrico é posicionado no interior do estômago sob visão direta e com auxílio de endoscopia digestiva. Após seu posicionamento adequado, o balão intragástrico é preenchido com uma solução de soro fisiológico e azul de metileno, em volumes que variam de acordo com as características individuais de cada paciente, habitualmente entre 400 a 700 ml.
A presença do balão intragástrico no interior do estômago proporciona uma sensação de saciedade precoce, o que faz com que a pessoa tende a ingerir uma menor quantidade de alimentos (calorias), sentindo-se mais saciada.
É como realizar um “regime sem fome”. Mesmo com a diminuição da ingestão de alimentos, a pessoa se sente saciada e, portanto, não passa fome.
Temos que levar em conta a necessidade do comprometimento do paciente ao tratamento. Uma dieta bem regrada, associada a exercícios físicos, aeróbicos e de musculação são muito importantes para atingir a meta de perda de peso de forma saudável.
Conteúdo escrito por:
Dr. Samir Smaka Ivanoski Junior
CRM-PR: 28.293.
Cirurgião Geral (RQE : 16.951).
Cirurgião do Aparelho Digestivo (RQE : 19.237).
Área de Atuação em Endoscopia Digestiva (RQE : 22.766).