A avaliação prévia à colocação do balão intragástrico é fundamental para que as particularidades do paciente sejam identificadas pela equipe e para que o procedimento seja planejado e realizado com as devidas precauções de segurança que todo procedimento médico exige.
A aderência do paciente às mudanças no estilo de vida: atividades físicas e dietas equilibradas, assim como o acompanhamento com equipe multidisciplinar (psicólogo, nutricionista e educador físico), são importantes para otimizar a perda de peso e para que esta perda mantenha-se após a retirada do dispositivo. Esse acompanhamento é fortemente encorajado pela equipe do CEDEPI, mas não é mandatório.
Com a adequada aderência ao tratamento, acompanhado de dietas e exercícios físicos, podemos esperar uma perda de peso satisfatória. O esperado é que tenhamos aproximadamente 30% de perda do excesso de peso, porém, perdas ainda mais significativas são corriqueiramente observadas de acordo com a aderência do paciente ao tratamento.
Considera-se como perda de peso satisfatória, a perda maior que 10% do peso inicial ou maior que 25% do excesso de peso. O CEDEPI conta com equipe capacitada para realização deste procedimento, agende sua consulta.
Conteúdo escrito por:
Dr. Samir Smaka Ivanoski Junior
CRM-PR: 28.293.
Cirurgião Geral (RQE : 16.951).
Cirurgião do Aparelho Digestivo (RQE : 19.237).
Área de Atuação em Endoscopia Digestiva (RQE : 22.766).