O balão intragástrico, popularmente conhecido também como balão gástrico, é uma opção segura e efetiva no auxílio à perda de peso. É constituído de silicone e tem modelos que podem ser deixados por um período de 6 meses ou 12 meses. Esse período de tempo influi na perda de peso esperada e também na manutenção do peso após a retirada.
Previamente à colocação do balão intragástrico, o paciente deverá passar pela avaliação do especialista. Nessa avaliação o médico levará em conta os tratamentos realizados anteriormente, com isso, poderá indicar qual a melhor conduta a seguir.
A aderência do paciente às mudanças no estilo de vida, incluindo atividades físicas e dietas equilibradas, assim como o acompanhamento com equipe multidisciplinar (psicólogo, nutricionista e educador físico), são importantes para otimizar a perda de peso e para que esta perda possa ser mantida após a retirada do dispositivo.
O esperado é que a pessoa perca em torno de 30% do excesso de peso, porém, perdas ainda mais significativas podem ser atendidas de acordo com a aderência do paciente ao tratamento, com adoção de hábitos de vida saudáveis, com dietas adequadas e com a realização de atividades físicas.
Considera-se como satisfatória a perda maior que 10% do peso inicial ou maior que 25% do excesso de peso. O CEDEPI conta com equipe capacitada para realização deste procedimento, agende sua consulta.
Conteúdo escrito por:
Dr. Samir Smaka Ivanoski Junior
CRM-PR: 28.293.
Cirurgião Geral (RQE : 16.951).
Cirurgião do Aparelho Digestivo (RQE : 19.237).
Área de Atuação em Endoscopia Digestiva (RQE : 22.766).