A cirurgia para tratamento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) faz parte do arsenal terapêutico desta doença tão frequente na atualidade. Segundo o Dr. Samir Smaka Ivanoski Junior: “a indicação cirúrgica deve ser criteriosa, sempre embasada em minuciosa avaliação médica especializada, incluído história da doença e tratamentos já realizados, assim como exames complementares adequados”.
Ainda segundo o Dr. Samir, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e com área de atuação em endoscopia digestiva “a cirurgia para tratamento de DRGE oferece benefícios quando bem indicada e realizada. Frequentemente é indicada quando o tratamento adequado com remédios, dieta e mudança de hábitos de vida não trazem resultados satisfatórios, por tempo adequado ou quando a necessidade de medicação torna-se continua. Pacientes com complicações decorrentes do refluxo crônico também podem ter indicação cirúrgica”.
É de fundamental importância esclarecer o paciente sobre o caráter crônico desta doença, os fatores que podem piorar ou melhorar seus sintomas e dos potenciais riscos ao longo do tempo.
Conteúdo escrito por:
Dr. Samir Smaka Ivanoski Junior
CRM-PR: 28.293.
Cirurgião Geral (RQE : 16.951).
Cirurgião do Aparelho Digestivo (RQE : 19.237).
Área de Atuação em Endoscopia Digestiva (RQE : 22.766).