CONHEÇA
Sobre o exame
A colonoscopia é o exame de imagem realizado com o intuito de analisar, diagnosticar e tratar doenças no reto, intestino grosso e parte final do intestino delgado (íleo). Para que o exame seja realizado de maneira adequada, o paciente deve fazer um preparo intestinal, seguindo rigorosamente as orientações fornecidas pela equipe do CEDEPI e pelo médico assistente.
Quando a Colonoscopia é indicada?
A colonoscopia tem como principal objetivo detectar lesões que sabidamente apresentam potencial de malignização (“evoluir para câncer”), por isso é de extrema importância difundir que o exame deve ser realizado, tanto por homens quanto por mulheres, pela primeira vez a partir dos 45 anos de idade. Isto se aplica mesmo para pessoas sem sintomas e sem histórico familiar de câncer de cólon ou reto. Para pessoas que possuam familiares de primeiro grau (ex: pais e irmãos) com histórico deste tipo de câncer, o recomendado é que o exame de rastreio inicial seja realizado 10 anos antes da idade em que seu familiar descobriu a doença.
Dentre as principais contribuições da colonoscopia está a capacidade de detectar e remover lesões potencialmente pré-cancerígenas como os pólipos, mudando a evolução para esta temida doença. Com os avanços tecnológicos e aprimoramento técnico dos médicos, tornou-se possível detectar e até mesmo remover tumores em estágios iniciais, o que em um passado recente, seria conseguido apenas com uma cirurgia.
Para os casos de tumores mais avançados sem possibilidade de remoção guiada por colonoscopia, o exame ainda assim apresenta grande relevância ao permitir localizar com precisão o tumor e realizar biópsias do mesmo para que o diagnóstico preciso seja estabelecido. Sendo assim, a colonoscopia deve ser realizada na presença das queixas descritas a seguir:
- Sangramento nas fezes;
- Dor abdominal com sinais de alarme;
- Obstipação (“intestino preso” ou “prisão de ventre”);
- Alterações no hábito intestinal e no calibre das fezes;
- Diarreia persistente e/ou com sinais de alarme (sangue ou muco);
- Suspeita ou controle de doenças inflamatórias intestinais (colites);
- Todas as pessoas acima de 45 anos (prevenção de câncer de cólon e reto);
- Todas as pessoas com parentes de primeiro grau que tiveram diagnóstico de câncer de cólon ou reto (neste caso, o exame deve ser realizado em idade 10 anos inferior à idade na qual o parente descobriu a doença).
Como a Colonoscopia funciona?
A colonoscopia consiste na introdução, via reto, de um aparelho tubular, fino e flexível contendo uma lente e fonte de luz na extremidade que permite avaliar o revestimento da parte interna (mucosa) do intestino grosso. Para o conforto do paciente, o procedimento é feito sob sedação endovenosa. Diante do achado de alterações, é possível realizar a coleta de material (biópsias) para análise em microscópio, contribuindo para um diagnóstico mais preciso. Lesões com potencial de evoluir para câncer como pólipos e até mesmo tumores em fases iniciais podem ser removidos com grande segurança na maioria dos casos, cessando a evolução do processo.
Importante! Doenças prévias e em tratamento, medicações de uso contínuo, alergias, cirurgias prévias e demais condições importantes de saúde devem ser comunicadas ao médico solicitante e à equipe do CEDEPI no momento do agendamento e da realização do exame para que as devidas medidas de segurança sejam adotadas. A maioria dos medicamentos de uso habitual pode ser utilizada como de costume, porém alguns podem precisar ser suspensos temporariamente, conforme orientação médica, por interferir no preparo ou no próprio exame.
Quanto tempo dura o exame?
Quando visa apenas à investigação, o procedimento dura cerca de 20 minutos. Entretanto, como o CEDEPI é especializado no cuidado do aparelho digestivo e atende pacientes com diversas condições clínicas, eventualmente, o tempo pode se estender, caso seja preciso realizar procedimentos específicos e de maior porte.
Que cuidados precisam ser tomados após o exame?
Após a colonoscopia, o paciente permanece por cerca de 30 minutos na sala de recuperação sob rigorosa monitorização e supervisão, até que desperte completamente e a equipe médica avalie que está em condições de ser liberado. Devido à sedação, o paciente não deve realizar qualquer atividade que exija concentração ou envolva riscos, como utilizar objetos cortantes, dirigir, operar máquinas e assinar documentos ou tomar decisões importantes no dia do exame. Devido a necessidade de insuflação do cólon com ar para sua melhor avaliação, é possível que o paciente apresente cólicas após a realização do exame. Este sintoma tende a ser de curta duração e a ir diminuindo conforme o paciente elimina os gases.
Em casos de biópsias, remoção de pólipos ou lesões maiores, pode haver sangramento em pequena quantidade após o exame, que tende a cessar no decorrer do dia. Cabe ressaltar que diante de dor abdominal intensa ou persistente e de sangramento em grande quantidade ou persistente, a equipe do CEDEPI deve ser comunicada para fornecer orientações. Caso estes achados ocorram fora do horário de funcionamento da clínica, é fundamental procurar atendimento médico de urgência na rede da sua operadora de saúde, em caráter particular caso seja de sua preferência ou até mesmo na rede pública (SUS).
Conheça a sua clínica
O CEDEPI é um centro de referência na área da endoscopia digestiva, tendo ampla experiência na realização de endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Atua desde 2014 com alto nível de excelência para cuidar da saúde dos pacientes de maneira segura e assertiva, já tendo realizado mais de 50.000 procedimentos, atendendo com grande experiência o público adulto e pediátrico. Estamos prontos para prestar serviços na área de Endoscopia Digestiva (endoscopia digestiva alta, colonoscopia e procedimentos correlatos) e consultas nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia.
Nosso objetivo é prestar atendimento de excelência técnica e de maneira acolhedora, visando proporcionar bem-estar e segurança aos pacientes e seus familiares, em todos os momentos, até nos mais difíceis! Conte com o CEDEPI.