CONHEÇA
Sobre o procedimento
O balão intragástrico (BIG) é um dispositivo de silicone flexível introduzido no estômago do paciente através de endoscopia digestiva alta e preenchido com solução salina estéril a fim de reduzir a capacidade do estômago e promover a sensação precoce de saciedade. Trata-se de um dos tratamentos mais indicados por especialistas para pacientes com sobrepeso ou obesidade por ser considerado minimamente invasivo, visando ajudar o paciente a emagrecer de forma saudável e sem cirurgia.
Quando o Balão Intragástrico é indicado?
A indicação do BIG é um ato complexo, que só deve ser realizado após criteriosa avaliação do paciente. A principal informação levada em conta para a indicação do BIG é o cálculo do índice de massa corporal (IMC).
A indicação mais frequente do balão intragástrico é para pacientes com IMC acima de 27 Kg/m², sem indicação para cirurgia bariátrica. Porém, outros cenários também podem levar a opção por este método, como pacientes com IMCs maiores e que apresentem contraindicações à cirurgia bariátrica ou que simplesmente não desejam ser submetidos a ato cirúrgico.
Pacientes considerados “superobesos” , com IMC acima de 50 Kg/m², e que precisam de um tratamento cirúrgico também podem recorrer ao BIG para obter um emagrecimento antes da cirurgia visando aumentar a segurança deste procedimento.
Além disso, vários estudos já avaliaram o balão intragástrico em pacientes pré-obesos com boa resposta e segurança, sendo que documento publicado pela Associação Médica do Brasil, já contém entre as possíveis indicações para balão intragástrico a manutenção de perda de peso a longo prazo com dieta e exercícios supervisionados e para pacientes com sobrepeso (IMC > 25Kg/m²) com esteatose hepática (“gordura no fígado”).
Como o Balão Intragástrico funciona?
Antes da colocação do balão, o paciente deve passar por uma consulta com especialista qualificado para avaliar o quadro clínico como um todo. Endoscopia digestiva alta deve ser realizada antes da colocação do BIG para descartar contraindicações ou alterações que necessitem de tratamento antes da colocação do BIG. Conforme as condições clínicas de cada paciente, demais exames podem ser necessários. Uma vez realizados a consulta médica especializada constatando a indicação do procedimento, a endoscopia digestiva alta e demais exames solicitados, o paciente passar por consulta com o anestesista da equipe do CEDEPI para avaliação pré-anestésica.
O procedimento em si é feito de maneira ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar, exceto nos casos que necessitem de estrutura hospitalar por motivos de segurança do paciente. A colocação do BIG é realizada sob sedação endovenosa e guiada por endoscopia, sem necessidade de cirurgia ou cortes. Para tanto, o dispositivo, ainda vazio, é introduzido pela boca e guiado até o estômago através de endoscopia digestiva alta. Uma vez confirmada a posição do BIG dentro do estômago, ele é preenchido com solução contendo soro fisiológico estéril e um corante, denominado azul de metileno, até atingir o volume desejado.
O balão intragástrico é considerado um tratamento minimamente invasivo e eficaz, que tem como objetivo promover saciedade precoce para auxiliar na perda de peso ao preencher parcialmente a região do estômago, ajudando na diminuição da quantidade de comida ingerida habitualmente. Para que o tratamento seja otimizado, é de fundamental importância o cuidado com equipe multiprofissional. Mudanças nos hábitos de vida como reeducação alimentar e prática de exercícios físicos são de fundamental importância.
Quanto tempo dura o procedimento?
A colocação do balão intragástrico dura, em média, 25 minutos. O tempo de permanência do dispositivo, por sua vez, é de seis meses ou um ano, a depender do modelo utilizado. Passado esse período, o dispositivo é esvaziado e retirado também via endoscopia digestiva alta, sem cirurgia ou cortes.
Que cuidados precisam ser tomados após o procedimento?
Após a colocação do balão são esperados sintomas mais importantes nos primeiros 3 a 5 dias, podendo persistir por 7 dias em alguns pacientes, requerendo mais cuidados, até que ocorra a adaptação do organismo. Após o procedimento, são prescritos medicamentos para minimizar o desconforto como as cólicas, náuseas e vômitos, que representam uma resposta fisiológica inicial do organismo à presença do BIG. Mesmo com uso das medicações, grande parte dos pacientes podem apresentar episódios de vômitos nesta fase de adaptação, por isso nos dias iniciais deve-se adotar uma dieta líquida restrita. É importante que o paciente seja esclarecido na consulta de avaliação sobre os sintomas esperados após a colocação do BIG, para que não fique assustado quando estes sintomas ocorrem e que saiba que, na grande maioria dos casos, estes sintomas são transitórios.
Além das medicações sintomáticas, é prescrito medicação para reduzir a acidez gástrica, que deverá ser utilizada até o dia da retirada do BIG. É importante tambem que as pacientes do sexo feminino em idade fértil, façam uso de métodos contraceptivos eficazes e de maneira supervisionada por ginecologista, pois a perda de peso aumenta as chances de engravidar e caso isto ocorra, é necessário retirar o BIG com potenciais riscos para o bebê.
Por fim, mas não menos importante, deve-se ter um cuidado especial com a dieta e atividades físicas. A dieta deve ser prescrita e acompanhada por um nutricionista especializado e constitui-se inicialmente de líquidos, evoluindo para alimentos pastosos e normalizando a consistência com o passar dos dias. Atividades físicas são fortemente recomendadas para potencializar a eliminação de peso, devendo ser iniciada o quanto antes possível após a colocação do BIG, de maneira mais leve no início, progredindo para maior intensidade conforme o paciente for se sentindo melhor.
Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, principalmente no período de adaptação, porém também durante a permanência do BIG, uma vez que são altamente calóricas.
Quantos quilos é possível emagrecer com o Balão Intragástrico?
A perda de peso com o balão pode ser influenciada por uma grande variedade de fatores como: aderência ao programa de perda de peso com readequação da dieta e prática de exercícios físicos; doenças pré-existentes; ingesta de bebidas alcoólicas e até mesmo particularidades inerentes ao funcionamento de cada organismo que podem levar a diferentes perdas de pesos entre os pacientes.
Estudo de revisão feito pela Associação Médica Brasileira demonstrou que a perda do excesso de peso em pacientes que utilizaram BIG foi em média 17,98%, maior que no grupo controle, que não utilizou o BIG. Quando se leva em conta o percentual de perda total de peso, o grupo BIG perdeu em média 4,40% a mais que o grupo controle. Por fim, quando se comparou a perda absoluta de peso, o grupo do BIG perdeu em média 6,12 kg a mais que o grupo controle. Com base nesses dados, a revisão concluiu que a terapia com BIG é mais eficaz do que apenas a intervenção no estilo de vida para perda de peso em adultos com sobrepeso e obesos comparados à mudança de estilo de vida.
Mudanças nos hábitos de vida, incluindo a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos, são essenciais e devem ser aplicadas não apenas durante o período do tratamento de emagrecimento, mas também para garantir a manutenção do excesso de peso eliminado. Por isso, o paciente deve ser acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar experiente e habituada ao manejo desses pacientes.
Conheça a sua clínica
Se você está procurando uma clínica de confiança para o seu tratamento de obesidade ou sobrepeso com balão intragástrico, entre em contato com o CEDEPI.
Contamos com profissionais especializados na realização desse procedimento e somamos inúmeros casos de sucesso de pacientes que buscavam alternativas para emagrecer sem cirurgia.
Queremos ajudar você a recuperar a saúde e a autoestima. Além de todos os recursos para a colocação do balão intragástrico, a clínica também dispõe de estrutura ampla e equipamentos de última geração para a realização de exames como endoscopia digestiva alta e colonoscopia, tanto para o público adulto quanto para crianças. Dispomos também de especialistas para consultas nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia.
Nosso objetivo é prestar atendimento de excelência técnica e de maneira acolhedora, visando proporcionar bem-estar e segurança aos pacientes e seus familiares, em todos os momentos, até nos mais desafiadores.
Agende sua avaliação e dê o primeiro passo na busca do seu objetivo !