Gastrostomia Endoscópica

CONHEÇA

Sobre o procedimento

A gastrostomia endoscópica é um procedimento que utiliza a endoscopia digestiva alta para introduzir uma sonda no interior do estômago combinando diferentes recursos, tornando minimamente invasivo um procedimento que até então era cirúrgico. 

O procedimento é indicado para pacientes que perderam a habilidade de deglutir, não conseguindo então ingerir de maneira habitual e suficiente as quantidade necessárias de líquidos e alimentos. 

Através da introdução deste dispositivo no estômago, torna-se possível fornecer nutrientes, líquidos e medicações para o paciente, melhorando então sua qualidade de vida.

Quando a Gastrostomia Endoscópica é indicada?

O procedimento é realizado em pacientes que perderam a capacidade de ingerir liquidos e alimentos por via oral, seja por danos neurológicos ou por alterações anatômicas no trato gastrointestinal superior. O dispositivo de gastrostomia endoscópica é mais confortável e com menor chance de remoção acidental se comparado à sonda nasoenteral durante um tempo prolongado. Entre as principais indicações da gastrostomia endoscópica estão:

  • Acidente vascular cerebral;
  • Neoplasias de cabeça e pescoço e de esôfago (tanto que a passagem do endoscópio seja possível);
  • Distúrbios de deglutição secundários a doença de Alzheimer;
  • Infecções respiratórias frequentes por aspiração ou incapacidade de se nutrir adequadamente pela boca.

Como a Gastrostomia Endoscópica funciona?

A gastrostomia endoscópica é realizada de maneira ambulatorial, sob sedação endovenosa. Com o paciente adormecido, o aparelho de endoscopia digestiva alta é introduzido pela boca a fim de possibilitar a visualização e avaliação do esôfago, estômago e duodeno, além de auxiliar na identificação do local ideal para a colocação da sonda de gastrostomia. Em seguida, realiza-se a desinfecção e a anestesia da pele para criar um pequeno corte através do qual a sonda será passada. 

Após identificar o local adequado e preparar o campo cirúrgico, uma pequena incisão é realizada na pele para a introdução de um trocater (pequeno tubo) fino que deve chegar até a parte interna do estômago para a passagem de um fio guia que será então apreendido com pinça e trazido para fora através da boca. Uma vez passado este fio guia, acopla-se a ele o dispositivo de gastrostomia, que então é tracionado até chegar no estômago para se exteriorizar pela pele e então ser fixado, fornecendo assim uma via alimentar prática e segura para o paciente.

Quanto tempo dura o procedimento?

A gastrostomia endoscópica dura, em média, 15 minutos

Que cuidados precisam ser tomados após o procedimento?

Após a realização do procedimento o paciente pode queixar-se de dor no local de inserção da sonda. Ela costuma ser de leve a moderada intensidade e o tratamento com analgésicos simples normalmente é suficiente.

Antigamente pregava-se não utilizar a sonda até o dia seguinte ao procedimento, porém estudos recentes demonstram a segurança de liberação da dieta pela sonda já dentro das primeiras 4 horas após a realização do procedimento. 

Importante! Recomenda-se evitar a tração acidental ou intencional da sonda, particularmente nas primeiras quatro semanas após o procedimento, para que não haja extravasamento de secreção gástrica e/ou da dieta na cavidade abdominal, com suas potenciais complicações.

Conheça a sua clínica

O CEDEPI é um centro de referência na área de atuação da endoscopia digestiva, realizando endoscopia digestiva alta e colonoscopia tanto diagnósticos quanto terapêuticos. Atuamos neste segmento  desde 2014 com alto nível de excelência para cuidar da saúde dos pacientes de maneira segura e assertiva, já tendo realizado mais de 50.000 atendimentos desde sua fundação.

Nosso objetivo é prestar atendimento de excelência técnica e de maneira acolhedora, visando proporcionar bem-estar e segurança aos pacientes e seus familiares,  em todos os momentos, até nos mais difíceis! Conte com o CEDEPI.

plugins premium WordPress

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!